Catrina a Rainha da Festa do Dia dos Mortos

Catrina
La Catrina de los toletes, na cultura popular mexicana, é a representação humorística do esqueleto de uma dama da alta sociedade.

Catrina a Rainha da Festa do Dia dos Mortos

É uma das figuras mais populares da Festa do dia dos mortos no México. O personagem se caracteriza como um esqueleto de mulher usando um chapéu, como símbolo da alta sociedades do início do século XX destinado a lembrar que as diferenças sociais não significam nada, diante da morte.
Catrina
As origens da Catrina remontam às festas dos mortos pré-colombianas. Seu nome vem de La Calavera de la Catrina gravura do mexicano José Guadalupe Posada (1852-1913) o precursor dessas representações humorísticas de figuras contemporâneas sob a forma de esqueletos, geralmente acompanhadas de um poema.

Catrina
Muito popular na época de Posada, o personagem tornou-se um dos principais símbolos das manifestações artísticas do dia de Finados no México e da cultura mexicana em geral, após a descoberta da obra de Posada pelo artista e historiador da arte, pouco depois da Revolução MexicanaLa Calavera de la Catrina foi então reproduzida e tornou-se símbolo da renovação indigenista da arte mexicana.  Além do seu uso como imagem, ela foi também interpretada em outras formas artísticas, dentre as quais a escultura.

Catrina

Catrina

Catrina

Catrina

Catrina

Tattoo Catrina

Tattoo Catrina

Tattoo Catrina

Tattoo Catrina

Tattoo Catrina
Share on Google Plus

About Fabiano

    Blogger Comment
    Facebook Comment